Como manter a calma e a tranquilidade a meio do caos?

O mundo está a ser desafiado e confrontado com uma nova realidade. Quase de um dia para outro, fomos aconselhados a nos fecharmos em casa para nos protegermos de um vírus que ainda ninguém conhece bem. O medo, a ansiedade e a incerteza do que vai acontecer, pode abalar todo o nosso sistema emocional e mental.

Como podemos manter a calma e a tranquilidade a meio do caos?

Para mim todos os dias é um novo desafio. É importante viver um dia de cada vez, pois não sabemos quando irá terminar esta nova forma de vida.

Tenho tentado, dentro do possível, manter as minhas rotinas. Levanto-me às 7:30, faço yoga, medito, vou tomar banho, arranjo-me como se fosse sair, tomo o pequeno-almoço e começo a trabalhar (felizmente eu consigo trabalhar a partir de casa). Tudo igual ao que já fazia na minha vida anterior.

Manter a minha rotina matinal, permite-me sentir bem e tranquila no início do dia, e isso é um grande princípio para o dia correr bem.

Mas ao longo do dia, nem sempre é fácil manter essa tranquilidade. Sejam por questões de trabalho, seja pelo facto de ter de lidar com uma adolescente fechada em casa, seja o facto de estarmos os 3 (eu, o meu marido e a minha filha) juntos 24h/24h com as nossas oscilações emocionais, que podem ser mais exacerbadas em alguns momentos do dia, dado a estarmos a viver um momento estranho e incerto a que ainda nos estamos a habituar.

Por isso cada dia é um novo desafio e um novo começo para trabalhar o meu equilíbrio emocional. Observo regularmente como me estou a sentir, que emoções estão a surgir, que comportamentos estou a ter. Que impacto estou a ter no meu marido e na minha filha e que impacto eles estão a ter em mim.

Esta consciência permite-nos perceber o que nos faz sair do equilíbrio e como podemos repô-lo. É com esta consciência que podemos tornar estes dias fechados em casa, em que nos sentimos mais alterados emocionalmente, pelo medo e receio do futuro, em momentos prazerosos e agradáveis para toda a família.

A estabilidade emocional de um membro da família é fundamental para a estabilidade emocional de toda a família. Já era antes e agora ainda mais. Basta um se descontrolar para que os restantes membros se descontrolem. É o efeito dominó. Quando uma peça cai todas as outras caem também.

Então como podes contribuir para a estabilidade emocional da tua família?

Trabalhando a tua estabilidade emocional.

Como coach de gestão emocional, acredito que neste momento tenho um papel ainda mais fundamental no apoio emocional das mulheres. Por isso quero colocar-me ao serviço fazendo a diferença na vida das família.

Se sentes que precisas de ajuda para lidar com este momento tão desafiante, agenda a tua Sessão Online Gratuita de 45 minutos, onde através das ferramentas da Points of You vou ajudar-te a refletir, a olhar para a realidade com diferentes pontos de vista e a ressignificar os teus desafios do presente, para que possas encontrar o teu equilíbrio emocional e contribuir para o bem estar de toda a família.

P.S. – Pode ser uma sessão individual ou em família.